quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Idade Moderna: Rococó

O penúltimo post do blog, é dedicado ao último subperíodo pertencente à Idade Moderna: o Rococó.
O Rococó na verdade não é um post obrigatório no nosso blog-portfólio, mas decidimos acrescentá-lo para podermos finalizar a Idade Moderna sem deixar nada pendente.
O período chamado de Rococó durou menos de um século (XVIII) entre os anos 1730 e 1789, ano em que houve a Revolução Francesa.
Durante este período, o sistema político ainda era com base na monarquia exatamente como no período Barroco. No entanto, no Rococó podemos observar uma nova organização social com elementos que se aproximam e se distanciam do período anterior.
No comportamento, prevalecia uma consciência adúltera escondida sob uma imagem pública púdica.
Neste período onde as aparências eram extremamente importantes, o homem tinha acesso à leitura por diversos motivos e era retratado praticando esta atividade para demonstração de status.
Ser retratado lendo era sinônimo de Status
No vestuário, as peças foram muito mais sensualizadas, mas mantendo o vestuário Barroco, em fato, o Rococó é considerado como o exagero do Barroco.
Nas roupas e nas artes, predominavam os tons claros e os sapatos tornaram-se mais delicados.
Trajes em tons pasteis
Foram características importantes do vestuário Rococó espartilhos, decotes quadrados, volume lateral, mangas ajustadas até o cotovelo e que se abriam e perucas.
O Espartilho era uma peça importante do vestuário feminino
As perucas eram ítens fundamentais no vestuário do Rococó. Homens e mulheres utilizavam embora as perucas femininas fossem muito mais altas e elaboradas. A utilização de perucas não era obrigatória para homens com bastos cabelos, por exemplo.
Casa de Modas de Perucas
Neste período, as roupas eram basicamente feitas com seda (exceto em roupas de plebeus e de pessoas com poucas posses) e as peças eram costuradas à mão. 
As calças masculinas eram ajustadas e iam até o joelho e por baixo, os homens usavam meias brancas. O traje masculino só seria completo com a camisa, o colete e a casaca.
No vestuário de homens e mulheres eram ítens comuns, adornos, bordados, renda e laços.
O vestuário desta época era tão complexo que era comum que as pessoas precisassem da ajuda de outras pessoas para se vestirem.

E é assim que acaba o nosso portfólio. Com o exagero do período Rococó.
Mais tarde, sai um post de despedida. Acompanhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário